• Pedro Rafael Barata
  • prtbarata@gmail.com
  • O objectivo deste Blog não é mais do que uma "Montra Pessoal" de vinhos provados. Visitem e Comentem!
  • Caro Produtor, se tem interesse em divulgar os seus vinhos no Blog Os Vinhos, clique aqui!
  •     
        
  • RSS







Todos os Vinhos Provados no Blog Os Vinhos (5143)
Todos os Vinhos Provados em Eventos de Provas de Vinhos (4050)

domingo, 4 de junho de 2006

151 - Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2003 (Tinto)


151 - Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2003 (Tinto)
Região: DOC Douro
Castas: Vinhas Velhas
Produtor: Sociedade Agrícola da Quinta do Crasto
Preço: Entre 20€ e 25€
Álcool: 14.5%
Enólogo: Dominic Morris e Susana Esteban
Notas de Prova: Apresenta uma cor de média concentração e um nariz complexo mas atraente, a fruta madura associa-se a notas de especiarias vindas das barricas e a elegantes sugestões florais, na boca revela uns taninos finos e redondos, uma boa estrutura e uma elegância que sobressai, está um conjunto equilibrado, vivo e bem encorpado, o final é longo e persistente.

Classificação Pessoal: ......................................18
• Data da Prova: Fevereiro 2017

Classificação Pessoal: ......................................17.5
• Data da Prova: Janeiro 2009

Classificação Pessoal: ......................................17.5
• Data da Prova: Novembro 2007

Classificação Wine Passion: ..............................16
• Data da Revista: Dezembro 2006/Janeiro 2007

Classificação Blue Wine: ...................................17.5
• Data da Revista: Maio 2006

Classificação Revista dos Vinhos: ......................17
• Data da Revista: Outubro 2005

Rótulo: Quinta do Crasto Douro Reserva 2003 foi vinificado a partir de uma rigorosa selecção de uvas, com idade média de cerca de 70 anos. A sua grande complexidade e concentração resultam das baixas produções das vinhas velhas e do envelhecimento durante 20 meses em barricas de carvalho Francês e Americano. É um vinho cheio, rico e muito encorpado, com fruta intensa, bem equilibrado pela firme estrutura de taninos e um longo e persistente final. Quinta do Crasto Reserva 2003 foi engarrafado sem qualquer colagem ou filtração em Abril de 2005 podendo vir a criar depósito durante o seu envelhecimento em garrafa.
Na Caixa: No Douro, a mais antiga Região Demarcada do Mundo, o clima, o solo e o relevo, originam alguns dos mais afamados vinhos Portugueses. É aqui, no "Alto Douro", entre a Régua e o Pinhão, numa das mais belas paisagens vitícolas, que se situa a Quinta do Crasto, já assinalada no famoso mapa do Barão de Forrester. Quinta do Crasto detaca-se, há mais de um século, como propriedade produtora de vinhos de alta qualidade, uma tradição que a Família Roquette vem mantendo, e que se confirma pelo inúmeros galardões internacionais obtidos. O vinho Quinta do Crasto Reserva é elaborado a partir de uvas de vinhas velhas, com mais de 80 anos. Devido às produções muito baixas, obtém-se elevados níveis de concentração. As uvas são sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Após um ligeiro esmagamento, as massas são transferidas para um lagar tradicional de granito, onde são pisadas por homens. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês e americano durante 16 meses. A cor é concentrada, o aroma rico, a fruta madura, com notas de especiarias provenientes da madeira, que se mostra muito bem integrada. Uma boca redonda, com boa estrutura, taninos firmes e um final longo e persistente, fazem de deste vinho uma excepcional referência no Douro, classificado com 92 pontos pela Wine Spectator.

Etiquetas: , , , ,

Nº de Comentários: 1

Inserir Novo Comentário