• Pedro Rafael Barata
  • prtbarata@gmail.com
  • O objectivo deste Blog não é mais do que uma "Montra Pessoal" de vinhos provados. Visitem e Comentem!
  • Caro Produtor, se tem interesse em divulgar os seus vinhos no Blog Os Vinhos, clique aqui!
  •     
        







Todos os Vinhos Provados no Blog Os Vinhos (6688)
Todos os Vinhos Provados em Eventos de Provas de Vinhos (4273)

terça-feira, 30 de março de 2010

1262 - Esmero 2002 (Tinto)


1262 - Esmero 2002 (Tinto)
Região: DOC Douro
Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Alicante Bouschet, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Vinhas Velhas
Produtor: Rui José Xavier Soares
Preço: Entre 15€ e 20€
Álcool: 13%
Enólogo: Rui Soares
Notas de Prova: Apresenta uma cor rubi intensa no centro e uma auréola levemente acastanhada, o nariz faz lembrar fruta bem madura e em passa aliada a leves notas fumadas e tostadas, notando-se uma ligeira evolução, na boca os taninos já se revelam bem redondos, a fruta dá lugar a uma forte componente especiada e alguma madeira, revela ainda uma agradável estrutura e conta com um final médio/longo.

Classificação Pessoal: ......................................16
• Data da Prova: Maio 2010

Classificação Revista dos Vinhos: ......................17.5
• Data da Revista: Dezembro 2004

Rótulo: Esmero, por definição, é a acção de esmerar, o cuidado extremo no trabalho, sinónimo de primor, apuro, requinte. Conjunto de acções que estiveram presentes na elaboração deste vinho, com o qual pretendemos ilustrar um exemplo daquilo que de bom o Douro tem para oferecer. Este vinho provém de uma pequena parcela (0,73 ha) de vinha muito velha com cerca de 80 anos de idade, instalada em socalcos tradicionais durienses a baixa altitude. O encepamento é constítuido por uma mistura de castas com predomínio da Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Amarela; com menor expressão encontra-se o Alicante Bouschet, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Tinto Cão, entre outras. As uvas foram vindimadas em 26 de Setembro e vinificadas em lagar tradicional, tendo o vinho estagiado durante 12 meses em barricas de carvalho francês. As 4.045 garrafas resultantes permaneceram e estágio de cave durante 8 meses, as quais podem ser consumidas desde já, ou aguardando pela sua evolução nos próximos anos. Ao longo do tempo o Esmero pode apresentar um ligeiro depósito pelo que recomendamos ser decantado e servido à temperatura de 16º-18ºC.

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,