• Pedro Rafael Barata
  • prtbarata@gmail.com
  • O objectivo deste Blog não é mais do que uma "Montra Pessoal" de vinhos provados. Visitem e Comentem!
  • Caro Produtor, se tem interesse em divulgar os seus vinhos no Blog Os Vinhos, clique aqui!
  •     
        







Todos os Vinhos Provados no Blog Os Vinhos (6688)
Todos os Vinhos Provados em Eventos de Provas de Vinhos (4273)

domingo, 31 de maio de 2009

Prova de Vinhos Herdade dos Grous na Delidelux (Mai/2009)


No passado dia 07/05/2009 nas instalações da Garrafeira Delidelux em Lisboa, teve lugar a Apresentação dos vinhos do produtor alentejano Herdade dos Grous.
Esta prova foi efectuada com a degustação de 7 vinhos, 2 brancos e 5 tintos.


Prova comentada por Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous.

Herdade dos Grous 2008 (Branco)Herdade dos Grous 2008 (Branco)

Região: Regional Alentejo
Castas: Arinto, Roupeiro e Antão Vaz
Produtor: Herdade dos Grous
Álcool: 13.5%
Enólogo: Luís Duarte
Nota de Prova: Cor límpida e nariz perfumado, muito vivo, fruta tropical notória em conjunto com notas citrinas, tem um paladar muito equilibrado e rico em notas de lima/limão, aparecem algumas sugestões vegetais conferindo frescura ao conjunto, o final é agradável e de mediana persistência.
Classificação Pessoal: 15.5
Herdade dos Grous Reserva 2007 (Branco)

Região: Regional Alentejo
Castas: Antão Vaz, Verdelho e Viognier
Produtor: Herdade dos Grous
Álcool: 13%
Enólogo: Luís Duarte
Nota de Prova: Apresenta uma cor dourada e um nariz rico em tosta e baunilha, bem combinado com ligeiras notas de fruta madura, na boca melhora, mostrando uma fineza cativante e uma elegância que não deixa ninguém indiferente, aparecem as notas citrinas e um leve toque floral que faz companhia à fruta madura, tudo muito fresco e equilibrado, evolui ainda para algumas notas abaunilhadas vindas da madeira, o final é ligeiramente seco e mas com boa persistência.
Classificação Pessoal: 16
Herdade dos Grous Reserva 2007 (Branco)
1218 - Herdade dos Grous 2007 (Tinto)Herdade dos Grous 2007 (Tinto)

Região: Regional Alentejo
Castas: Aragonês, Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional
Produtor: Herdade dos Grous
Álcool: 14%
Enólogo: Luís Duarte
Nota de Prova: De cor rubi intensa, revela um nariz perfumado e rico em frutos silvestres, acompanhados por ligeiras notas florais, alguma compota e um toque de madeira muito suave, na boca é um vinho agradável e muito jovem, mostra equilíbrio no conjunto fruta vs madeira e uma estrutura interessante, conta com uns taninos sólidos mas ao mesmo tempo macios e bem polidos, o final é delicado e com boa persistência.
Classificação Pessoal: 16
Herdade dos Grous 23 Barricas 2007 (Tinto)

Região: Regional Alentejo
Castas: Syrah e Touriga Nacional
Produtor: Herdade dos Grous
Álcool: 14%
Enólogo: Luís Duarte
Nota de Prova: Cor rubi intensa e auréola violeta/azulada, o nariz é explosivo, rico em fruta madura, compotas e frescas notas florais, aliadas a um ligeiro mas envolvente toque fumado e sugestões de tosta, na boca é um vinho que mostra toda a sua juventude, os taninos já mostram classe e a fruta é contagiante, apoiada por notas de tabaco e chocolate que dão uma maior consistência ao conjunto, tem um final vigoroso, cheio de personalidade e com uma persistência digna de atenção.
Classificação Pessoal: 17
Herdade dos Grous 23 Barricas 2007 (Tinto)
Herdade dos Grous Moon Harvested 2007 (Tinto)Herdade dos Grous Moon Harvested 2007 (Tinto)

Região: Regional Alentejo
Castas: Alicante Bouschet
Produtor: Herdade dos Grous
Álcool: 14%
Enólogo: Luís Duarte
Nota de Prova: Apresenta um nariz rico em notas florais em consonância com frutos bem maduros como a ameixa e amoras e ainda leves e elegantes notas de especiarias, na boca é um vinho intenso, cheio de raça, onde a fruta aparece bem equilibrada com a madeira, mostra bons taninos, estrutura e um corpo volumoso e complexo, tem um final longo, fresco, ligeiramente seco mas profundo ao nível da persistência.
Classificação Pessoal: 17
Herdade dos Grous Reserva 2006 (Tinto)

Região: Regional Alentejo
Castas: Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional
Produtor: Herdade dos Grous
Álcool: 14.5%
Enólogo: Luís Duarte
Nota de Prova: Cor cheia e de grande concentração, revela uma nariz cheio, com elegantes aromas de frutos pretos e um toque de madeira muito fino, evolui para uma agradável sugestão floral e ligeiro toque balsâmico, já o paladar mostra fineza e elegância, continua rico na fruta, os taninos estão redondos e aparecem algumas especiarias como o café e leves sugestões de chocolate e cacau, apresenta uma estrutura notável, um belo volume e mostra-se bem encorpado, o final é intenso, aveludado e de enorme persistência.
Classificação Pessoal: 17.5
Herdade dos Grous Reserva 2006 (Tinto)
Herdade dos Grous Reserva 2007 (Tinto)Herdade dos Grous Reserva 2007 (Tinto)

Região: Regional Alentejo
Castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Tinta Miúda
Produtor: Herdade dos Grous
Álcool: 14%
Enólogo: Luís Duarte
Nota de Prova: Cor rubi cheia e muito brilhante, com aromas ainda muito fechados e complexos, que ainda não deixam transparecer grande coisa, a não ser suaves notas frutadas e um ligeiro toque fumado que vão aparecendo no decorrer da prova, na boca já demonstra algumas das suas virtudes, uma estrutura e leveza extraordinárias, uma envolvência e equilíbrio na relação fruta/madura quase perfeita e um corpo aveludado, o final é em grande, muito jovem e profundo, mas com uma persistência grandiosa.
Classificação Pessoal: 17

Etiquetas:

Nº de Comentários: 4

  • Anonymous Paulo Duarte comentou na data de quinta-feira, 21 maio, 2009:

    Neste momento, é para mim um dos grandes produtores do Alentejo. Grandes vinhos, até o colheita tem sempre bom nível. O primeiro Herdade dos Grous que bebi foi o colheita 2004. Ainda o bebi recentemente e continua em grande. Depois subi a escada... Que dizer... GRANDES VINHOS. O "Reserva 2006" está fabulástico. Os "23 Barricas" e os "Moon Harvested" estão excelentes, as colheitas podem apresentar ligeiras diferenças de "personalidade", mas são todos bons. Claro que gostava que o preço fosse mais barato...

  • Blogger prtbarata comentou na data de sexta-feira, 22 maio, 2009:

    Caro Paulo Duarte,

    É de facto um dos grandes produtores do Alentejo mas deixe-me dizer-lhe que o Reserva 2007 é um vinho completamente diferente do 2006, não digo que seja melhor ou pior, pois isso depende do gosto de cada um, mas até nas castas houve alterações significativas...

    e citando o enólogo Luís Duarte: "é um vinho diferente do que se costuma fazer no Alentejo"

  • Anonymous Paulo Duarte comentou na data de sexta-feira, 29 maio, 2009:

    Já comprei uma garrafinha do RESERVA 2007 para fazer um frente a frente com o 2006. Vamos a ver o que me cai melhor... Mas gostei tanto do 2006 que não vai ser fácil.

  • Blogger prtbarata comentou na data de sexta-feira, 29 maio, 2009:

    Caro Paulo Duarte,

    Espero então ler a sua nota de prova, no curto prazo, quando provar o Herdade dos Grous Reserva 2007 e comprovar as grandes diferenças face à colhieta de 2006.

Inserir Novo Comentário