• Pedro Rafael Barata
  • prtbarata@gmail.com
  • O objectivo deste Blog não é mais do que uma "Montra Pessoal" de vinhos provados. Visitem e Comentem!
  • Caro Produtor, se tem interesse em divulgar os seus vinhos no Blog Os Vinhos, clique aqui!
  •     
        
  • RSS







Todos os Vinhos Provados no Blog Os Vinhos (6688)
Todos os Vinhos Provados em Eventos de Provas de Vinhos (4273)

domingo, 20 de janeiro de 2013

Jantar de vinhos no Restaurante Cais da Villa (Set/2012)


No passado dia 29/09/2012 no Restaurante Cais da Villa em Vila Real, teve lugar um Jantar de Vinhos onde se juntaram alguns Bloggers de Vinho e não só...

O Evento realizou-se com a apresentação e degustação dos vários vinhos que cada um teve a oportunidade de trazer consigo.



Vinhos degustados durante o Jantar:

Portal Colheita 2006 (Branco)

Região: DOC Douro
Castas: Gouveio, Moscatel, Malvasia Fina e Viosinho
Produtor: Sociedade Quinta do Portal, S.A.
Álcool: 14%
Enólogo: Paulo Coutinho
Nota de Prova: Cor amarela com uma interessante e relativa intensidade, no nariz destacam-se os aromas tostados, especiados e ligeiramente fumados, apoiados em breves sugestões de citrinos e fruta madura, na boca é um vinho com um agradável volume, que apesar de se mostrar ligeiramente evoluído ainda denota um paladar marcado pelos frutos secos e delicadas especiarias, o final de boca é curto/médio, quer no comprimento, quer na persistência.
Classificação Pessoal: 15.5
Sogrape Reserva 1987 (Branco)

Região: DOC Douro
Castas: -
Produtor: Sogrape Vinhos de Portugal, SA
Álcool: 12.5%
Enólogo: José Maria Soares Franco
Nota de Prova: Cor amarelo torrado no centro, com laivos levemente alaranjados, no nariz aparecem as notas de frutos secos, alguma borracha e suaves nuances de fruta cristalizada, na boca revela já uma grande evolução, pecando por isso na acidez apresentada e no corpo, algo delgado, o paladar revela fruta muito madura e o final de boca é curto.
Classificação Pessoal: 13
Liberalia Cuatro 2006 (Tinto)

Região: Espanha
Castas: Tinta de Toro
Produtor: Bodega Liberalia Enológica
Álcool: 15%
Enólogo: Silvia García González
Nota de Prova: Cor rubi e nariz muito fresco, amplamente dominado pela fruta vermelha madura, apoiada em delicadas sugestões fumadas, minerais e também algumas especiarias e notas de couro, na boca está ainda muito jovem, com taninos firmes e um volume e estrutura densos, no paladar é complexo, cheio de fruta e onde a madeira marca claramente o conjunto, o final de boca é prolongado e persistente.
Classificação Pessoal: 17
Malleolus 2008 (Tinto)

Região: Espanha
Castas: Tinto Fino
Produtor: Bodega Terrazas de Los Andes
Álcool: 14.5%
Enólogo: Álvaro Maestro
Nota de Prova: Cor rubi intensa no centro e auréola de tonalidade roxa, o nariz revela fineza e elegância, com as notas de fruta preta muito bem envolvidas em especiarias, sugestões abaunilhadas e um certo toque mineral, num fundo claramente marcado pelas notas de barrica, na boca é um vinho volumoso, estruturado mas ao mesmo tempo aveludado, com um paladar marcado pela elegância e macieza da fruta e as notas de barrica, tudo muito harmonioso e fino, o final de boca é muito prolongado e prolongado.
Classificação Pessoal: 17.5
Paisajes VIII La Pasada 2005 (Tinto)

Região: Espanha
Castas: Tempranillo
Produtor: Paisajes y Viñedos
Álcool: 14%
Enólogo: Miguel Ángel de Gregorio
Nota de Prova: Cor rubi carregada e nariz cheio de fruta preta, envolvida em suaves notas especiadas, algum café e elegantes especiarias, na boca é um vinho harmonioso, subtil e elegante, mas também profundo e encorpado, conta com um paladar rico em fruta negra e delicadas notas de diversas especiarias, o final é vivo, muito prolongado e persistente.
Classificação Pessoal: 18
Saint-Joseph Les Serines 2007 (Tinto)

Região: França
Castas: Syrah
Produtor: Cave Yves Cuilleron
Álcool: 13%
Enólogo: Yves Cuilleron
Nota de Prova: Cor granada intensa e nariz inicialmente algo fechado, que aos poucos vai soltando alguns frutos silvestres e mirtilos, apoiados em subtis notas especiadas, de couro e alguma madeira, na boca é um vinho elegante, jovem, com taninos firmes e um paladar rico, agradavelmente preenchido pela fruta vermelha fresca e um certo couro, num fundo mais especiado e fumado, termina longo e persistente.
Classificação Pessoal: 17
Campo Ardosa RRR 2003 (Tinto)

Região: DOC Douro
Castas: Tinta Barroca, Touriga Nacional, Tinto Cão, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Roriz e outras
Produtor: Quinta da Carvalhosa - Sociedade Agrícola, Lda
Álcool: 14.5%
Enólogo: Rui Cunha
Nota de Prova: Apresenta uma cor granada e um nariz marcado pelas notas de couro, alguma fruta preta e delicadas sugestões de pimenta bem presentes, na boca mostra já alguma evolução, revela um corpo mediano e um paladar onde fruta está algo encoberta pelo couro e pela madeira, o final de boca é mais seco e conta com um comprimento e persistência médios.
Classificação Pessoal: 16.5
Sierra Cantabria Colección Privada 2006 (Tinto)

Região: Espanha
Castas: Tempranillo
Produtor: Familia Eguren - Viñedos Sierra Cantabria, S.L.
Álcool: 14.5%
Enólogo: Marcos Eguren
Nota de Prova: Cor rubi carregada no centro e auréola de tonalidade granada, o nariz revela uma agradável frescura e elegância, onde a fruta está bem presente, acompanhada por sugestivas notas apimentadas e especiadas, bem como por um leve toque de barrica, na boca é um vinho profundo, complexo e estruturado, conta com uns taninos firmes e um paladar bem preenchido por notas de fruta preta, uma certa mineralidade e ainda algumas especiarias, o final de boca é prolongado.
Classificação Pessoal: 17
524 - Côtto Grande Escolha 2001 (Tinto)Côtto Grande Escolha 2001 (Tinto)

Região: DOC Douro
Castas: Tinta Roriz e Touriga Nacional
Produtor: Montez Champalimaud, Lda
Álcool: 13%
Enólogo: Miguel Champalimaud
Nota de Prova: Cor granada, com uma evidente tonalidade acastanhada, o nariz está amplamente marcado pelo couro e a madeira velha, pois a fruta já está muito madura, quase em passa, na boca é um vinho de corpo delgado, muito evoluído e com uma estrutura simples, onde o couro domina claramente o conjunto, o final de boca é curto de comprimento, algo seco e com uma persistência muito pouco expressiva.
Classificação Pessoal: 13
Quinta do Portal Touriga Nacional 2000 [Magnum] (Tinto)

Região: DOC Douro
Castas: Touriga Nacional
Produtor: Sociedade Quinta do Portal, S.A.
Álcool: 14%
Enólogo: Paulo Coutinho
Nota de Prova: Cor granada intensa e nariz agradavelmente marcado por delicadas notas florais, fruta vermelha com alguma frescura e leves especiarias, sendo que as sugestões de barrica revelam-se muito bem integradas no conjunto, na boca é um vinho de volume médio, com uma estrutura interessante e um paladar mais vegetal que frutado, apesar de contar com um subtil e fino toque apimentado, o final de boca tem um comprimento mediano e uma persistência interessante.
Classificação Pessoal: 16
Imperium Reserva 2001 (Tinto)

Região: DOC Douro
Castas: Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz
Produtor: Caves do Freixo, S.A.
Álcool: 13.5%
Enólogo: Rui Alves
Nota de Prova: Cor rubi relativamente aberta, o nariz revela notas vegetais e algumas flores secas, madeira velha e ainda delicadas sugestões de fruta madura, sendo já visível uma certa evolução, na boca é um vinho de estrutura média, taninos delicados e paladar pouco frutado e especiado, onde se destaca um certo verdor e uma secura que acaba por ficar marcada pelo álcool que está muito presente, o final de boca é seco e tem um comprimento e persistência médios.
Classificação Pessoal: 15.5
Colares Chitas 1970 (Tinto)

Região: DOC Estremadura
Castas: Ramisco
Produtor: António Bernardino Paulo da Silva
Álcool: 11%
Enólogo: António Bernardino Paulo da Silva
Nota de Prova: Cor granada e nariz fumado, apoiado em subtis aromas de algum animal e maioritariamente couro, na boca é um vinho com pouca história, muito evoluído e sem força, apenas o couro dá um ar da sua graça, sendo que o final de boca é curto.
Classificação Pessoal: 7
CR&F Garrafeira Centenário (Tinto)

Região: -
Castas: -
Produtor: Carvalho, Ribeiro & Ferreira, Lda
Álcool: 12.5%
Enólogo: -
Nota de Prova: Cor acastanhada e muito aberta, o nariz revela algum couro mas está claramente diluído, na boca é um vinho já sem as condições mínimas de consumo.
Classificação Pessoal: 5
CR&F 1987 (Tinto)

Região: -
Castas: -
Produtor: Carvalho, Ribeiro & Ferreira, Lda
Álcool: 12%
Enólogo: -
Nota de Prova: Já imbebível.
Classificação Pessoal: -
Niepoort Vintage 1987 (Porto)

Região: Douro
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Roriz e outras
Produtor: Niepoort Vinhos, S.A.
Álcool: 20.5%
Enólogo: Dirk Niepoort
Nota de Prova: Cor granada intensa e nariz inicialmente algo fechado, com um ligeiro toque de couro e subtis frutos secos, que aos poucos vão dando lugar à fruta negra e a sugestivas especiarias, na boca revela-se um vinho elegante, fresco e envolvente, com alguma doçura e uma certa untuosidade, o final de boca é prolongado e persistente.
Classificação Pessoal: 16.5
Quinta do Noval Colheita 1971 (Porto)

Região: Douro
Castas: Várias
Produtor: Quinta do Noval - Vinhos, S.A.
Álcool: 21%
Enólogo: António Agrellos
Nota de Prova: Cor âmbar avermelhada e nariz sedutor e grandioso, onde as notas de frutos secos, caramelo e também um certo tabaco e chá, aliados a um delicado toque de vinagrinho, formam um conjunto harmonioso e muito elegante, na boca é um vinho untuoso e muito envolvente, com uma fineza incrível e uma excelente acidez, o paladar revela notas de caramelo, fruta e outros frutos secos, terminando de uma forma brilhante, muito prolongada e de uma persistência notável.
Classificação Pessoal: 18.5

Etiquetas:

Nº de Comentários: 2

Inserir Novo Comentário