• Pedro Rafael Barata
  • prtbarata@gmail.com
  • O objectivo deste Blog não é mais do que uma "Montra Pessoal" de vinhos provados. Visitem e Comentem!
  • Caro Produtor, se tem interesse em divulgar os seus vinhos no Blog Os Vinhos, clique aqui!
  •     
        
  • RSS







Todos os Vinhos Provados no Blog Os Vinhos (6688)
Todos os Vinhos Provados em Eventos de Provas de Vinhos (4273)

domingo, 28 de agosto de 2016

Jantar de Bloggers no Prazer dos Cheirinhos (Dez/2015)


No passado dia 17/12/2015 no Prazer dos Cheirinhos em Mem Martins, teve lugar um novo Jantar de Vinhos, onde se juntaram alguns Bloggers de Vinho.

Durante o jantar e respectiva Prova de Vinhos estiveram presentes os Bloggers :
- Pedro Rafael Barata (Blog Os Vinhos)
- Rui Lourenço Pereira (Blog Art meets Bacchus)
- Carlos Janeiro (Blog Comer, Beber e Lazer)
- Francisco Damião de Brito (Blog Vinho do Porto Vintage)
- Nuno Ciríaco (Blog Adega dos Leigos)
- Luis Gradíssimo (Blog Avinhar) e Arnaud Stevenot, Victor Janeiro (Prazer dos Cheirinhos) e um curioso Pedro.

O Evento realizou-se com a apresentação e degustação dos vários vinhos que cada um teve a oportunidade de trazer consigo.



Vinhos degustados durante o Jantar:

Aliança Baga Reserva Bruto 2013 (Espumante)

Região: DOC Bairrada
Castas: Baga
Produtor: Aliança - Vinhos de Portugal SA
Álcool: 12.5%
Enólogo: Francisco Antunes
Nota de Prova: Cor amarela muito pálida e nariz subtilmente preenchido por aromas de fruta vermelha e um delicado toque vegetal e até especiado, na boca evidencia-se novamente a fruta madura, num conjunto suave e de acidez equilibrada, o final de boca revela uma agradável persistência.
Classificação Pessoal: 15.5
Casa de Saima Baga Bruto 2011 (Espumante)

Região: DOC Bairrada
Castas: Baga
Produtor: Casa Agrícola de Saima, Lda
Álcool: 12.5%
Enólogo: Paulo Nunes
Nota de Prova: Cor amarela citrina e nariz delicado e fino, com a fruta vermelha bem presente e um delicado toque floral, na boca apresenta uma acidez equilibrada, uma bolha de pequena/média dimensão e um paladar agradavelmente frutado e vegetal, o final de boca termina agradavelmente prolongado e persistente.
Classificação Pessoal: 16
Raposeira Super Reserva Gemme Bruto 2010 (Espumante)

Região: DOC Bairrada
Castas: Malvasia Fina, Cerceal e Gouveio Real
Produtor: Caves da Raposeira, S.A.
Álcool: 13%
Enólogo: Marta Lourenço
Nota de Prova: Cor amarelo palha e nariz a fazer lembrar alguns frutos secos envolvidos em delicadas notas florais e até especiadas, na boca revela um volume médio e uma acidez equilibrada, já no paladar destacam-se os frutos secos e breves notas vegetais e florais, terminando com um final de boca de comprimento curto/médio e com uma evidente secura.
Classificação Pessoal: 15
Schloss Gobelsburg Grüner Veltiner Tradition Kamptal Reserve 2008 (Branco)

Região: Áustria
Castas: Grüner Veltiner
Produtor: Schloss Gobelsburg
Álcool: 13.5%
Enólogo: Franz Karner
Nota de Prova: Apresenta uma cor amarela intesnsa com predominância de tons dourados, o nariz revela elegantes aromas de fruta madura e sugestivas notas especiadas, num fundo mais melado e muito mineral, na boca é um vinho com estrutura, cheio, cremoso e muito harmonioso, evidenciando uma acidez vibrante, no paladar a qualidade da fruta é por demais evidente e termina com um final longo, muito saboroso.
Classificação Pessoal: 17
Casal Faria Reserva 2009 (Branco)

Região: DOC Trás-os-Montes
Castas: Vinhas Velhas
Produtor: Fernando Vicente Bacalhau Faria
Álcool: 13.5%
Enólogo: Fernando Faria
Nota de Prova: Cor amarela com laivos de tonalidade dourada, o nariz revela aromas de fruta madura, nomeadamente pêssego, misturados com alguns frutos secos, na boca destaque para alguma evolução, apesar de ainda evidenciar uma frescura interessa, o paladar revela-se macio e frutado, além de ligeiramente vegetal, o final de boca termina algo curto.
Classificação Pessoal: 15.5
Mouchão 2000 (Tinto)

Região: Regional Alentejo
Castas: Alicante Bouschet e Trincadeira
Produtor: Vinhos da Cavaca Dourada, SA
Álcool: 13.5%
Enólogo: Paulo Laureano
Nota de Prova: Cor granada intensa e nariz já evoluído, com notas de couro dominantes face à fruta em passa e a breves notas minerais, balsâmicas e até vegetais, na boca apresenta-se um vinho correcto, com um volume interessante e um corpo já com menos fulgor, taninos polidos e paladar marcado pelo couro e por algumas especiarias e madeira velha, terminando com um final de boca de comprimento médio.
Classificação Pessoal: 15.5
Psi 2010 (Tinto)

Região: Espanha
Castas: Tinto Fino
Produtor: Dominio de Pingus S.L.
Álcool: 14%
Enólogo: Peter Sisseck
Nota de Prova: Apresenta uma densa cor granada intensa e um nariz muito elegante, com a fruta vermelha envolvida por aromas mais terrosos e minerais, além de um breve toque balsâmico, na boca é um vinho volumoso e envolvente, com uns taninos bem presentes e um paladar dominado pelos frutos negroes e sugestivas notas especiadas e apimentadas, o final de boca termina de uma forma prolongada e bem persistente.
Classificação Pessoal: 16.5
Quinta do Tedo Grande Reserva Savedra 2009 (Tinto)

Região: DOC Douro
Castas: Vinhas Velhas, Touriga Nacional e Touriga Franca
Produtor: Quinta do Tedo
Álcool: 14%
Enólogo: Jorge Alves
Nota de Prova: Cor rubi intensa no centro e auréola de brilhante tonalidade avioletada, o nariz sugere aromas florais e de frutos silvestres, misturados com sugestivas e frescas notas balsâmicas e especiadas, num fundo marcado pela tosta e por algum cacau, na boca é um vinho volumoso e muito encorpado, com taninos firmes e uma complexidade bem interessante, no paladar destaca-se a fruta negra e a madeira, bem como breves sugestões de chocolate, o final de boca termina de uma forma prolongada e bem persistente.
Classificação Pessoal: 17
Marne Brune Nebbiolo d'Alba 2008 (Tinto)

Região: Itália
Castas: Nebbiolo
Produtor: Fontanafredda SRL
Álcool: 13.5%
Enólogo: Danilo Drocco
Nota de Prova: Cor rubi de média intensidade e com breves apontamentos de tonalidade granada, o nariz revela inicialmente notas terrosas e flores secas, mas aos poucos vai revelando delicadas sugestões de frutos silvestres, na boca é um vinho com uma estrutura média e um correcto, com o paladar a apresentar fruta preta e suaves especiarias, o final de boca termina com um comprimento e uma persistência de expressão algo reduzida.
Classificação Pessoal: 14
San Román 2005 (Tinto)

Região: Espanha
Castas: Tinta de Toro
Produtor: Bodegas y Viñedos Maurodos, S.A.
Álcool: 14.5%
Enólogo: Mariano García
Nota de Prova: Apresenta uma cor rubi de eleveda concentração e intensidade, o nariz sugere aromas de frutos vermelhos e do bosque misturados com sugestivas notas de diversas especiarias e um toque apimentado bem presente, num fundo agradavelmente marcado por algum fumado e barrica de qualidade, na boca é um vinho volumoso, estruturado e harmonioso, com a fruta preta e uma forte componente mineral a dominarem um paladar mais especiado e tostado, o final de boca termina longo e com uma elevada persistência.
Classificação Pessoal: 17
Herdade das Servas Touriga Nacional 2005 (Tinto)

Região: Regional Alentejo
Castas: Touriga Nacional
Produtor: Herdade das Servas - Serrano Mira, S.A.
Álcool: 14.5%
Enólogo: Tiago Garcia
Nota de Prova: Cor rubi de média intensidade e nariz agradavelmente frutado, além de evidenciar notas fumadas e especiadas aliadas a um subtil toque floral e um ligeiro mentolado, na boca é um vinho equilibrado, com alguma estrutura e um volume médio/alto, revela um paladar frutado, mais especiado e onde a tosta está mais presente, o final de boca termina com um comprimento médio/alto.
Classificação Pessoal: 16
Domaine Prieuré Roch Nuits-Saint-Georges Clos des Corvées 1996 (Tinto)

Região: França
Castas: Pinot Noir
Produtor: Domaine Prieuré Roch
Álcool: 12.5%
Enólogo: Yannick Champ
Nota de Prova: Apresenta uma cor granada aberta de fraca intensidade, o nariz revela algum couro e subtis notas de fruta em passa, com a madeira velha a denotar já uma certa evolução, na boca é um vinho delicado onde já é notória a sua falta de acidez e vivacidade, no paladar ainda é perceptível alguma fruta mas já muito madura, o final de boca é curto.
Classificação Pessoal: 12
Garcia de Castro Grande Reserva 2009 (Tinto)

Região: DOC Douro
Castas: Vinhas Velhas, Sousão, Tinta Roriz e Touriga Nacional
Produtor: Lilac Wines, Lda
Álcool: 14.5%
Enólogo: Virgílio Loureiro
Nota de Prova: Cor rubi carregada e nariz bem preenchido por aromas florais e de fruta negra, bem como delicadas notas de barrica e um ligeiro toque especiado, na boca é um vinho mais interessante, com estrutura e corpo, além de elegantes taninos, no paladar destaca-se a frescura da fruta e a subtileza da tosta e das especiarias, terminando com um final de boca prolongado.
Classificação Pessoal: 16.5
Morgadio da Calçada LBV 2001 (Porto)

Região: Douro
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Roriz e Vinhas Velhas
Produtor: Casa da Calçada / Niepoort Vinhos, S.A.
Álcool: 20%
Enólogo: Dirk Niepoort
Nota de Prova: Apresenta uma cor rubi de média concentração e um nariz rico em fruta vermelha madura e diversas especiarias, além de um leve toque mentolado e até mineral, na boca é um vinho equilibrado, cremoso e encorpado, com taninos finos e um paladar dominado pela fruta do bosque e por sugestivas notas de chocolate, terminando com um final de boca de expressão média.
Classificação Pessoal: 15.5
Graham's Quinta dos Malvedos Vintage 1987 (Porto)

Região: Douro
Castas: Várias
Produtor: Symington Family Estates
Álcool: 20%
Enólogo: Peter Symington e Charles Symington
Nota de Prova: Cor rubi profunda e nariz delicado, onde a fruta vermelha se mostra envolvida pela barrica e por delicadas notas de chocolate, num fundo mais mineral e até balsâmico, na boca é um vinho elegante, com uma evolução pouco evidente e um paladar fino e harmonioso, onde a fruta está muito bem integrada com a madeira e onde reinam delicadas notas especiadas, o final de boca termina de uma forma prolongada.
Classificação Pessoal: 17
Quinta do Junco VVV 1947 (Porto)

Região: Douro
Castas: Vinhas Velhas
Produtor: Quinta do Junco
Álcool: -%
Enólogo: -
Nota de Prova: Apresenta uma cor granada de tonalidade acastanhada, o nariz sugere fruta vermelha madura envolvida por um delicado toque de couro e breves nuances apimentadas, além de sugestivas notas de frutos secos e um ligeiro melado, na boca revela estrutura, corpo e complexidade, com um paladar profundo e muito especiado, é perceptível alguma evolução que em nada mancha o conjunto, de grande qualidade, o final de boca termina longo.
Classificação Pessoal: 17

Etiquetas: